Exercícios físicos na gravidez: os benefícios e as contraindicações da prática

Especialistas listam os benefícios, dão dicas e apontam os cuidados que devem ser tomados para a prática de exercícios na gravidez

A gravidez é o período mais esperado e o de maior transformação na vida de uma mulher. É neste momento que as futuras mães passam por intensas modificações psicológicas, fisiológicas e físicas. Para diminuir estes incômodos há uma série de atividades físicas que podem ser praticadas sem oferecer riscos, como caminhadas, pilates, yoga ou exercícios dentro d’água, e outras que oferecem risco mediano, como musculação, ginástica aeróbica, levantamento de peso e corrida, devendo somente ser praticadas sob orientação.

Fatores como alterações hormonais, ganho de peso, retenção de líquidos e mudança do centro de gravidade corporal devido ao aumento de tamanho do útero e dos seios são normais durante a gestação. De acordo com especialistas, muitas gestantes desenvolvem um quadro típico de dor lombar, por conta das alterações anatômicas decorrentes da mudança no centro de gravidade corporal.

Neste contexto, os profissionais indicam que exercícios físicos regulares podem ajudar a minimizar o impacto negativo destas e de outras condições, como hipertensão e diabetes gestacional. Para eles, os exercícios devem ser praticados de forma regular e com moderação, além de ser necessária a indicação do obstetra e a avaliação de um ortopedista para o início das atividades.  É indicado que se inicie os exercícios após o terceiro mês de gestação, quando alguns sintomas característicos deste período estão mais amenos em grande parte das mulheres, como náuseas, vômitos e fadiga. As gestantes podem praticar cerca de 30 minutos por dia de exercícios, não ultrapassando a frequência cardíaca de 140 batimentos por minuto. No geral, os médicos indicam que a gestante deve ser capaz de manter um diálogo enquanto se exercita. Caso o exercício exceda essa condição, é hora de reduzir a intensidade.

Os especialistas destacam que a escolha dos exercícios dependerá das preferências e condições físicas apresentadas pela mulher. Para a sequência de exercícios de fortalecimento, por exemplo, os ortopedistas julgam interessante inserir exercícios para os músculos que compõem o assoalho pélvico. Acredita-se que o controle dos músculos pélvicos e um abdômen forte, podem facilitar o nascimento do bebê em partos normais.

Para os exercícios de força, os médicos orientam que é importante a elaboração de um programa que também prepare os membros superiores, para que a futura mãe possa suportar o peso do bebê no colo. Eles também ressaltam a importância da realização de uma boa sequência de exercícios de alongamento antes e depois de cada série, o uso de roupas leves, hidratação com ingestão de bastante água, e recomendam que a prática de atividade física em ambientes muitos quentes seja evitada.

Ao sinal de sangramento vaginal, tontura ou dor de cabeça repentina, dor no peito e inchaço ou dor nas panturrilhas, a prática de exercícios deve ser interrompida e o médico avisado. Segundo os especialistas, seguindo todas estas recomendações, as grávidas poderão exercitar-se e aproveitar a gestação desfrutando dos benefícios produzidos pela prática do exercício.

Abaixo alguns dos benefícios e contraindicações para a prática de exercícios físicos durante a gravidez:

Benefícios

Contraindicações

Absolutas

Relativas*

Melhora do condicionamento muscular e cardiorrespiratório

Hipertensão induzida pela gestação (pré-eclâmpsia)

Hipertireoidismo, hipertensão ou diabetes tipo 1 não controlados

Diminui o risco de pré-eclâmpsia

Ruptura de membranas

Obesidade extrema ou mórbida

Diminui o risco de diabetes gestacional

Múltiplas gestações com risco de nascimento prematuro

Peso corporal extremamente baixo

Maior capacidade de oxigenação

Sangramento persistente no segundo e terceiro trimestre

Histórico de estilo de vida muito sedentário

Ajuda no controle do ganho de peso

Doença cardíaca significativa ou doença pulmonar restritiva

Anemia severa

Maior autoestima

Bronquite crônica

Maior flexibilidade

Limitações ortopédicas

Melhora do sono

 

Diminuição de complicações obstétricas

 

Menor risco de parto prematuro

 

Menor hospitalização e diminuição na incidência de cesárea

 

Melhora da circulação sanguínea

 

Redução do inchaço

 

Alívio nos desconfortos intestinais

 

Diminuição de câimbras nas pernas

 

Fortalecimento da musculatura abdominal

 

Ampliação do equilíbrio muscular

 

 

Anúncios

Sobre mbagestaodesaude

A Universidade Corporativa Abramge tem como missão contribuir continuamente para a aquisição de novos conhecimentos no setor de saúde suplementar. Realiza há mais de ... anos os MBAs Gestão de Planos de Saúde e o Gestão de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida nas Organizações. É o braço educacional da Abramge – Associação Brasileira de Medicina de Grupo, entidade criada em 08 de agosto de 1966 para representar os grupos médicos que se constituíam em empresas, denominadas medicina de grupo, é hoje importante referência no desenvolvimento do sistema privado de saúde no país. Atuando como interlocutora junto às autoridades governamentais, mantém-se como parceira da sociedade na busca e implementação de soluções e de atenções nos cuidados com a saúde da população brasileira. A Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) é uma organização não-governamental, sendo a maior referência nacional na área, que tem como missão principal a promoção da integração e o desenvolvimento de profissionais multidisciplinaresvoltados para a atuação em qualidade de vida, divulgando tendências, provocando discurssões/reflexões e formando opiniões balizadoras de estilo de vida, padrões e ambientes saudáveis. O Centro Universitário São Camilo, tradicional instituição privada de educação superior na área da saúde, é mantida pela União Social Camiliana (USC). Atualmente, com inúmeros cursos de graduação e de pós-graduação, incluindo o mestrado pioneiro em Bioética reconhecido pela Capes, o Centro Universitário São Camilo vem recebendo diversos reconhecimentos externos pela qualidade dos serviços prestados à comunidade como, excelente desempenho no ENADE do Ministério da Educação, categorização de seus cursos da área de saúde como melhores do Brasil pelo Guia do Estudante, Prêmio TOP HOSPITALAR, Prêmio HOSPITAL BEST e a certificação ISO 9001/2000 do Inmetro e da Fundação Vanzolini.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s