Doação de sangue é responsabilidade social e deve se tornar um hábito.

doacaodesangueUCA

Abramge incentiva funcionários próprios e de operadoras filiadas através de programa de conscientização.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada cinco pessoas precisará de doação de sangue ao longo da vida. Esse número revela o quanto é fundamental a conscientização da população brasileira sobre a importância da doação. Além de ser um ato de amor e solidariedade, a ação ajuda portadores de doenças como hemofilia, leucemia e anemia, pacientes cirúrgicos e vítimas de acidentes. Para o presidente da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge), Arlindo de Almeida, a coleta de sangue deve ser um ato periódico, e por isso há uma preocupação da entidade em mobilizar seus colaboradores em prol da doação. “Se cada pessoa saudável contribuísse duas vezes ao ano, os bancos de sangue estariam com seus estoques abastecidos o suficiente para atender a toda a população”, alerta.

Pensando nisso, desde 2006 a Abramge promove o incentivo à doação de sangue através da ação “Abramge Solidária”. O programa permanente visa conscientizar sobre a importância da responsabilidade social e do voluntariado na causa, envolvendo todos os colaboradores e funcionários das associadas e podendo ser estendido aos familiares de funcionários, fornecedores e empresas clientes. Na primeira campanha a adesão das associadas foi responsável por reunir aproximadamente 600 voluntários e pela arrecadação de cerca de 300 litros de sangue. Arlindo enfatiza que o sucesso da campanha e o seu crescimento dependem da adesão de todos, de ampla divulgação e de exemplo. “Esse tipo de mobilização depende muito de divulgação prévia, tanto em termos de exposição, quanto de esclarecimento. Mas há potencial para uma expansão ainda maior, tendo em vista o grande número de funcionários das operadoras associadas à Abramge. E, como em toda ação corporativa, o exemplo é o primeiro passo e deve começar de cima para baixo”, afirma o presidente.

Com dinâmica simples, o processo de coleta pode ser feito na sede da própria operadora, em uma das redes próprias de atendimento ou em um local pré-estabelecido – todos através de um parceiro coletor. Neste último caso, a operadora disponibilizará o transporte para os voluntários. Os doadores serão cadastrados e passarão por uma entrevista que consiste em checar as exigências para se tornar um doador, tais como condição de saúde, idade e peso. O processo leva menos de uma hora e não oferece risco de contração de doenças infecciosas, pois todo o processo é realizado seguindo normas de segurança e higiene.

Anúncios

Sobre mbagestaodesaude

A Universidade Corporativa Abramge tem como missão contribuir continuamente para a aquisição de novos conhecimentos no setor de saúde suplementar. Realiza há mais de ... anos os MBAs Gestão de Planos de Saúde e o Gestão de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida nas Organizações. É o braço educacional da Abramge – Associação Brasileira de Medicina de Grupo, entidade criada em 08 de agosto de 1966 para representar os grupos médicos que se constituíam em empresas, denominadas medicina de grupo, é hoje importante referência no desenvolvimento do sistema privado de saúde no país. Atuando como interlocutora junto às autoridades governamentais, mantém-se como parceira da sociedade na busca e implementação de soluções e de atenções nos cuidados com a saúde da população brasileira. A Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) é uma organização não-governamental, sendo a maior referência nacional na área, que tem como missão principal a promoção da integração e o desenvolvimento de profissionais multidisciplinaresvoltados para a atuação em qualidade de vida, divulgando tendências, provocando discurssões/reflexões e formando opiniões balizadoras de estilo de vida, padrões e ambientes saudáveis. O Centro Universitário São Camilo, tradicional instituição privada de educação superior na área da saúde, é mantida pela União Social Camiliana (USC). Atualmente, com inúmeros cursos de graduação e de pós-graduação, incluindo o mestrado pioneiro em Bioética reconhecido pela Capes, o Centro Universitário São Camilo vem recebendo diversos reconhecimentos externos pela qualidade dos serviços prestados à comunidade como, excelente desempenho no ENADE do Ministério da Educação, categorização de seus cursos da área de saúde como melhores do Brasil pelo Guia do Estudante, Prêmio TOP HOSPITALAR, Prêmio HOSPITAL BEST e a certificação ISO 9001/2000 do Inmetro e da Fundação Vanzolini.
Esse post foi publicado em campanhas de saúde, Saúde mundial, UCA. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s