Um parto normal e humanizado é a melhor opção para mamãe e bebê.

Programa da Abramge de incentivo ao parto natural busca a educação das mães e gestão dos profissionais visando diminuir o alto índice de cesáreas realizadas no país .

partohumanizadoUCA

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o país que mais pratica a cesárea no mundo. Cerca de 52,2% dos partos realizados em média no pais são cesarianas, contrariado a recomendação das autoridades que é de 15%. Este alto índice, que no setor suplementar se eleva para 82%, preocupa as autoridades, pois, por ser uma cirurgia indicada para os casos que configurem risco materno e/ou fetal, a cesariana, prescrita eletivamente, aumenta os riscos de complicações e de morte para a mulher e para o recém-nascido. ”Os números atuais são inaceitáveis, principalmente porque o parto cirúrgico oferece maior risco de vida à mãe”, afirma o presidente da Abramge e pediatra, Arlindo de Almeida.

Com o intuito de promover o parto natural e humanizado, defendido pelas autoridades, a Associação Brasileira de Medicina de Grupo – Abramge, através do programa Parto é Normal, apoia o programa de incentivo ao parto natural do Ministério da Saúde, lançado em 2008.  A meta da entidade é reduzir em pelo menos 15% o número de partos cesáreos realizados, num prazo de três anos,  com a ajuda das operadoras associadas, que já se comprometeram com esse objetivo. Para o presidente da associação, somente educando a população e conscientizando os profissionais de saúde, será possível diminuir este número. “Queremos reduzir o índice de cesáreas no país através de campanhas que propõe ações junto às operadoras associadas, aos médicos e à população em geral em três linhas de atuação: educação em saúde, educação continuada e gestão”, pontua Arlindo.

De acordo com a entidade, na maioria das vezes, as gestantes não recebem as informações necessárias para escolher o tipo de parto mais adequado, além de também serem incentivadas pelos profissionais a optarem pela cesárea,  por ser um parto que pode ser programado, de curta duração e mais lucrativo. No entanto, as grávidas e os médicos devem ser conscientizados de que o parto normal é o melhor para elas e para o bebê. A intenção do programa Parto é Normal é mostrar para as gestantes  que as vantagens de um parto normal são inúmeras como: uma recuperação pós-parto mais rápida, o favorecimento da amamentação, a ausência de dor pós-parto,  menor risco de infecção, adaptação natural do feto e melhor estabelecimento do vínculo entre mãe e bebê, entre outras.

Anúncios

Sobre mbagestaodesaude

A Universidade Corporativa Abramge tem como missão contribuir continuamente para a aquisição de novos conhecimentos no setor de saúde suplementar. Realiza há mais de ... anos os MBAs Gestão de Planos de Saúde e o Gestão de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida nas Organizações. É o braço educacional da Abramge – Associação Brasileira de Medicina de Grupo, entidade criada em 08 de agosto de 1966 para representar os grupos médicos que se constituíam em empresas, denominadas medicina de grupo, é hoje importante referência no desenvolvimento do sistema privado de saúde no país. Atuando como interlocutora junto às autoridades governamentais, mantém-se como parceira da sociedade na busca e implementação de soluções e de atenções nos cuidados com a saúde da população brasileira. A Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) é uma organização não-governamental, sendo a maior referência nacional na área, que tem como missão principal a promoção da integração e o desenvolvimento de profissionais multidisciplinaresvoltados para a atuação em qualidade de vida, divulgando tendências, provocando discurssões/reflexões e formando opiniões balizadoras de estilo de vida, padrões e ambientes saudáveis. O Centro Universitário São Camilo, tradicional instituição privada de educação superior na área da saúde, é mantida pela União Social Camiliana (USC). Atualmente, com inúmeros cursos de graduação e de pós-graduação, incluindo o mestrado pioneiro em Bioética reconhecido pela Capes, o Centro Universitário São Camilo vem recebendo diversos reconhecimentos externos pela qualidade dos serviços prestados à comunidade como, excelente desempenho no ENADE do Ministério da Educação, categorização de seus cursos da área de saúde como melhores do Brasil pelo Guia do Estudante, Prêmio TOP HOSPITALAR, Prêmio HOSPITAL BEST e a certificação ISO 9001/2000 do Inmetro e da Fundação Vanzolini.
Esse post foi publicado em campanhas de saúde, comportamento e saúde, dicas de saúde, pesquisas e trabalhos acadêmicos, Saúde mundial, UCA. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s