Amil lança movimento de conscientização e combate à obesidade infantil.

O propósito do Saúde 360 é reverter a epidemia de obesidade infantil no país, onde uma em cada três crianças está acima do peso. 

 amil360garotoescolhaUCA

Pioneira em programas de promoção de saúde e qualidade de vida, a Amil lança o movimento Saúde 360. Dedicada à conscientização e combate à obesidade infantil, a iniciativa reúne ações de qualificação de profissionais de saúde, relacionamento com instituições de ensino e sociedades médicas, eventos para pais, gestantes e crianças, pesquisas e um site com conteúdo atualizado sobre o tema (www.portalsaude360.com.br). Especialistas apontam que a obesidade infantil é uma das doenças típicas do mundo contemporâneo e, por isto, é uma questão que precisa ser tratada pelo poder público, pela iniciativa privada e pela sociedade.

 O assunto é de extrema relevância para a população brasileira, visto que dados do Ministério da Saúde indicam que uma em cada três crianças está acima do peso. Estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmam a urgência de se combater a enfermidade, que, mundialmente, mata 2,8 milhões de pessoas. “Crianças com sobrepeso e obesidade tendem a permanecer obesas na idade adulta e são mais propensas a desenvolver diabetes e doenças cardiovasculares. Na prática, isso significa piora na qualidade de vida e sérios riscos à saúde”, enfatiza a diretora de Sustentabilidade da Amil e pediatra, Odete Freitas.

 Vale ressaltar que o excesso de gordura intra-abdominal é considerado um fator de risco maior do que o excesso de peso total, podendo causar diabetes, pressão alta, colesterol elevado, doenças cardiovasculares e síndromes metabólicas. A obesidade também aumenta o risco de incidência de alguns tipos de câncer, como o de mama, intestino, estômago e próstata.

logoamil360UCA

 

O Saúde 360 tem a intenção de conscientizar pais e mães, por meio de informações e ações práticas, para que os mesmos saibam lidar com a situação e possam, efetivamente, contribuir com a diminuição dos números relacionados à doença. O movimento prevê também uma atuação muito próxima aos profissionais de saúde, com a realização de eventos, discussões técnicas, distribuição de materiais de comunicação e reforço dos protocolos do Ministério da Saúde.

 “Trata-se de um projeto de empoderamento da sociedade, que será a principal beneficiada. O suporte da Amil se dará com muita informação e também com um intenso acompanhamento técnico e científico”, destaca Odete.

 “Conversamos com muitos médicos que nos falaram que a falta de informação é uma das principais razões da incidência da obesidade em crianças. Muitos pais acham que estar “gordinho” é sinônimo de criança saudável, mas isso é falso. Quanto mais cedo você adota hábitos não saudáveis, mais difícil torna-se mudá-los depois. E, nisso, o movimento vai desempenhar um importante papel, compartilhando informação de forma simples e de fácil entendimento”, explica Odete.

 Nas próximas etapas, o movimento disponibilizará programas para profissionais de saúde, escolas e pais, reforçando a importância da prevenção desde os primeiros anos de vida e apontando os riscos que a falta de cuidado com o peso podem trazer para uma criança. No site, que tem acesso livre para toda a população, será possível obter informações sobre alimentação e atividades físicas, conteúdos produzidos a partir de entrevistas com renomados especialistas, pesquisas sobre o tema e calendário com realização de eventos, entre outros.

 Também está sendo disponibilizado no site um conteúdo específico para as crianças, por meio de uma parceria com a Nutri Ventures, que produz o desenho animado “Nutri Ventures – Em Busca dos Sete Reinos”. A animação tem um enfoque educativo sobre alimentação e amizade.

 portalamil360UCA

O site é dividido em quatro canais: Pais e Mães, Crianças, Profissionais da Saúde e Creches e Escolas, com informações e conteúdos segmentados para cada um destes públicos. 

Anúncios

Sobre mbagestaodesaude

A Universidade Corporativa Abramge tem como missão contribuir continuamente para a aquisição de novos conhecimentos no setor de saúde suplementar. Realiza há mais de ... anos os MBAs Gestão de Planos de Saúde e o Gestão de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida nas Organizações. É o braço educacional da Abramge – Associação Brasileira de Medicina de Grupo, entidade criada em 08 de agosto de 1966 para representar os grupos médicos que se constituíam em empresas, denominadas medicina de grupo, é hoje importante referência no desenvolvimento do sistema privado de saúde no país. Atuando como interlocutora junto às autoridades governamentais, mantém-se como parceira da sociedade na busca e implementação de soluções e de atenções nos cuidados com a saúde da população brasileira. A Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) é uma organização não-governamental, sendo a maior referência nacional na área, que tem como missão principal a promoção da integração e o desenvolvimento de profissionais multidisciplinaresvoltados para a atuação em qualidade de vida, divulgando tendências, provocando discurssões/reflexões e formando opiniões balizadoras de estilo de vida, padrões e ambientes saudáveis. O Centro Universitário São Camilo, tradicional instituição privada de educação superior na área da saúde, é mantida pela União Social Camiliana (USC). Atualmente, com inúmeros cursos de graduação e de pós-graduação, incluindo o mestrado pioneiro em Bioética reconhecido pela Capes, o Centro Universitário São Camilo vem recebendo diversos reconhecimentos externos pela qualidade dos serviços prestados à comunidade como, excelente desempenho no ENADE do Ministério da Educação, categorização de seus cursos da área de saúde como melhores do Brasil pelo Guia do Estudante, Prêmio TOP HOSPITALAR, Prêmio HOSPITAL BEST e a certificação ISO 9001/2000 do Inmetro e da Fundação Vanzolini.
Esse post foi publicado em Alimentação, campanhas de saúde, comportamento e saúde, dicas de saúde, Dicas profissionais, Profissionais da medicina, Saúde mundial, UCA. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s