Dia Nacional do Idoso – Como envelhecer bem e com mais saúde.

diadoisosoUCA

O Dia Nacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, foi instituído por meio da Lei nº11.433 em 2006, o objetivo da data é a promoção de eventos e ações que valorizem o idoso no Brasil, incentivando oferecer aos idosos, cuidados com a alimentação e hábitos saudáveis, como a prática de esportes, caminhadas e atividades artísticas.

Confira as melhorias que o Ministério da Saúde tem realizado na Área Técnica de Saúde do Idoso

A aposentada Mareline Costa, 62 anos, cuida da saúde e toma diversos cuidados na hora da alimentação. Para ela, a idade não é sinal de fraqueza. “Eu sou como o vento, adoro balançar. Vou a festas e bailes, gosto de dançar, de estar sempre em movimento e antenada com o mundo”, afirma. A aposentada se diverte também fazendo palavras cruzadas, navegando na internet e trabalhando em campanhas solidárias com crianças carentes, feitas por um grupo de mulheres em sua cidade.

A pedagoga modificou sua alimentação. Quando trabalhava o dia inteiro, não tinha hora certa para comer e nem conseguia se alimentar de forma saudável. “Hoje sou mais disciplinada. Dá para separar melhor os alimentos e preparar um bom café da manhã e almoço”, explica ela, que ensina os hábitos de alimentação saudável para os netos Isabela, de 7 anos, e Luis Eduardo, 2 anos. “Já diminui bastante a quantidade de café, refrigerantes, gorduras e de sal. Sempre gostei de saladas de verduras e legumes, então apenas aumentei a frequência desses alimentos durante meu dia”, afirma.

Ela realiza atividades físicas semanalmente. “Faço hidroginástica e aeróbica duas vezes por semana. Quando possível faço caminhada com o meu marido, que tem 72 anos. Controlo minha alimentação, pois ainda tenho muito que viver, aprender e participar”, afirma Mareline. As atividades físicas auxiliam no aumento do HDL (colesterol bom) e previnem o excesso de peso e diminuir o nível de gordura no sangue.

Cuidado com idosos – Existe um material de ajuda para quem não sabe cuidar de idosos e tem muitas dúvidas e também para os profissionais, que já têm experiência na área. O Guia Prático do Cuidador é um manual que traz noções práticas de cuidados com idosos para profissionais e também para leigos. Essa cartilha é distribuída desde 2008 pelo Ministério da Saúde em coordenações estaduais de saúde do idoso em todas as cidades brasileiras, escolas técnicas em saúde do SUS e ONGs. Confira nele algumas dicas de como agir em casos de crises, convulsões, quedas e outros.

O Ministério e a Saúde do Idoso – Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa foi criada em 2006, através da Portaria n° 2528, e direciona medidas coletivas e individuais de saúde para população idosa trabalhando em parceria com o Sistema Único de Saúde. Um dos objetivos é promover a recuperação e independência dos idosos.

Com o intuito de estimular hábitos de vida saudáveis, o Ministério da Saúde criou o Programa Academia da Saúde. O objetivo do programa é criar espaços adequados para a prática de atividade física, oficinas de artes cênicas, danças, palestras, práticas artísticas e culturais, orientação nutricional e outras ações que promovam qualidade de vida e também a prevenção e detecção precoce de doenças crônicas não transmissíveis.

Das causas de mortalidade de idosos no Brasil, estão em evidência as doenças infecciosas e parasitárias, doenças endócrinas nutricionais e metabólicas, doenças do sistema digestivo, do aparelho respiratório e do aparelho circulatório. O país enfrenta novos desafios, como o aumento da demanda de serviços de atenção à saúde básica em resposta ao crescente envelhecimento da população.

Vida Saudável – O Ministério do Esporte também se preocupa com a saúde do idoso. Por isso, criou o programa Vida Saudável, que visa à melhoria da qualidade de vida da população da terceira idade, sem abrir mão do atendimento a pessoas com deficiência ou necessidades especiais. O programa tem atividades sistemáticas de oficinas de esporte, dança, ginástica, teatro, música, orientação à caminhada, capoeira e outras dimensões da cultura regional. O objetivo do Vida Saudável é democratizar o lazer e o esporte recreativo para promover a saúde e o envelhecimento bem sucedido.

Fonte: Kathlen Amado / Blog da Saúde

Anúncios

Sobre mbagestaodesaude

A Universidade Corporativa Abramge tem como missão contribuir continuamente para a aquisição de novos conhecimentos no setor de saúde suplementar. Realiza há mais de ... anos os MBAs Gestão de Planos de Saúde e o Gestão de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida nas Organizações. É o braço educacional da Abramge – Associação Brasileira de Medicina de Grupo, entidade criada em 08 de agosto de 1966 para representar os grupos médicos que se constituíam em empresas, denominadas medicina de grupo, é hoje importante referência no desenvolvimento do sistema privado de saúde no país. Atuando como interlocutora junto às autoridades governamentais, mantém-se como parceira da sociedade na busca e implementação de soluções e de atenções nos cuidados com a saúde da população brasileira. A Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) é uma organização não-governamental, sendo a maior referência nacional na área, que tem como missão principal a promoção da integração e o desenvolvimento de profissionais multidisciplinaresvoltados para a atuação em qualidade de vida, divulgando tendências, provocando discurssões/reflexões e formando opiniões balizadoras de estilo de vida, padrões e ambientes saudáveis. O Centro Universitário São Camilo, tradicional instituição privada de educação superior na área da saúde, é mantida pela União Social Camiliana (USC). Atualmente, com inúmeros cursos de graduação e de pós-graduação, incluindo o mestrado pioneiro em Bioética reconhecido pela Capes, o Centro Universitário São Camilo vem recebendo diversos reconhecimentos externos pela qualidade dos serviços prestados à comunidade como, excelente desempenho no ENADE do Ministério da Educação, categorização de seus cursos da área de saúde como melhores do Brasil pelo Guia do Estudante, Prêmio TOP HOSPITALAR, Prêmio HOSPITAL BEST e a certificação ISO 9001/2000 do Inmetro e da Fundação Vanzolini.
Esse post foi publicado em Melhor idade, Saúde mundial. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s