Dicas de saúde. Caminhada após as refeições podem ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue.

caminhadasreduzemacucarUCA

Em vez da sesta, caminhada. Assim, na ativa logo depois do almoço, os idosos podem se proteger do diabetes. É o que indica um estudo da Escola de Saúde Pública da Universidade George Washington, nos Estados Unidos, publicado na revista Diabetes Care.

De acordo com o estudo, caminhadas de 15 minutos logo após as principais refeições — pelo menos três ao longo do dia — regulam os níveis de açúcar no sangue durante 24 horas. Os efeitos foram os mesmos detectados em uma única caminhada de 45 minutos.

“Esses resultados são uma boa notícia para as pessoas com 70, 80 anos, que podem se sentir mais incentivadas a se envolver em atividade física intermitente em uma base diária, especialmente se as caminhadas curtas puderem ser combinadas com passear com o cachorro, por exemplo. As contrações musculares relacionadas com caminhadas curtas foram imediatamente eficazes no controle do alto índice de açúcar no sangue após a refeição comumente observado em pessoas mais velhas”, avaliou, no texto publicado, a autora do estudo, Loretta DiPietro.

Para chegar à conclusão, foram analisadas 10 pessoas com no mínimo 60 anos; saudáveis, apesar de sedentárias; e com risco de desenvolver o diabetes tipo 2 devido a taxas de açúcar um pouco mais elevadas. Os pesquisadores concluíram que a caminhada mais eficaz foi a realizada depois da refeição da noite, capaz de controlar significativamente o aumento de açúcar no sangue durante as horas de sono.

Pesquisas anteriores já haviam sugerido que a prática de atividades físicas pode evitar o diabetes tipo 2. Mas, segundo DiPietro, o estudo comandado por ela é o primeiro a considerar, nessa condição, o efeito de curtos períodos de execução de exercícios físicos logo após as refeições. Ela acredita que os resultados podem sanar um grande problema de saúde pública, já que o diabetes é uma das doenças crônicas com maior incidência.

A Organização Mundial da Saúde estima que pelo menos 346 milhões de pessoas em todo o mundo sofram do mal. O tipo 2 é provocado pela não produção ou pela produção ineficiente da insulina, hormônio secretado pelo pâncreas para controlar a quantidade de açúcar no sangue. Entre as complicações do diabetes estão doenças cardíacas, insuficiência renal, cegueira e comprometimento de vascularização periférica.

Fontes: Portal G1 e Correio Braziliense

Anúncios

Sobre mbagestaodesaude

A Universidade Corporativa Abramge tem como missão contribuir continuamente para a aquisição de novos conhecimentos no setor de saúde suplementar. Realiza há mais de ... anos os MBAs Gestão de Planos de Saúde e o Gestão de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida nas Organizações. É o braço educacional da Abramge – Associação Brasileira de Medicina de Grupo, entidade criada em 08 de agosto de 1966 para representar os grupos médicos que se constituíam em empresas, denominadas medicina de grupo, é hoje importante referência no desenvolvimento do sistema privado de saúde no país. Atuando como interlocutora junto às autoridades governamentais, mantém-se como parceira da sociedade na busca e implementação de soluções e de atenções nos cuidados com a saúde da população brasileira. A Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) é uma organização não-governamental, sendo a maior referência nacional na área, que tem como missão principal a promoção da integração e o desenvolvimento de profissionais multidisciplinaresvoltados para a atuação em qualidade de vida, divulgando tendências, provocando discurssões/reflexões e formando opiniões balizadoras de estilo de vida, padrões e ambientes saudáveis. O Centro Universitário São Camilo, tradicional instituição privada de educação superior na área da saúde, é mantida pela União Social Camiliana (USC). Atualmente, com inúmeros cursos de graduação e de pós-graduação, incluindo o mestrado pioneiro em Bioética reconhecido pela Capes, o Centro Universitário São Camilo vem recebendo diversos reconhecimentos externos pela qualidade dos serviços prestados à comunidade como, excelente desempenho no ENADE do Ministério da Educação, categorização de seus cursos da área de saúde como melhores do Brasil pelo Guia do Estudante, Prêmio TOP HOSPITALAR, Prêmio HOSPITAL BEST e a certificação ISO 9001/2000 do Inmetro e da Fundação Vanzolini.
Esse post foi publicado em dicas de saúde, Melhor idade, pesquisas e trabalhos acadêmicos, Saúde mundial. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s